Foi explicado o conceito de situar geograficamente, a localização relativa, bem como, a respeito de sua importância no sentido de colocar, por assim dizer, dentro da compreensão do estudante, a região geográfica que está sendo estudada, no caso, o mapa do continente estudado, o continente europeu.
O professor chamou a atenção para o fato de a Europa ser, do ponto de vista físico (Physis" (φύσις), tão somente, uma península da Ásia. Neste momento, viu-se a etimoloogia deste termo: "península", que tem origem no latim, "paeninsula", que é a junção de "paene" (quase) e "insula" (ilha). Chamou-se a atenção ainda a respeito de um único continente, a Afroeurásia, e, de suas conexões (naturais) e desconexões (artificiais (Canal de Suez)), vide ilustrações, abaixo. Neste ponto, o professor ainda comentou a respeito da terminologia correta em relação a esta regionalização física ("Afro-Eurásia" e "Eurafrasia").
A aula seguiu com uma viagem guiada pelos limites geográficos que enquadram a Europa, a saber:
A Europa é banhada, a norte, pelo Oceano Glacial Ártico. A leste, o continente separa-se da Ásia pelos Montes Urais, o rio de mesmo nome o Mar Cáspio, os Montes Cáucaso e pelo Mar Negro.
A sudeste, separa-se da Ásia pelos estreitos de Bósforo e de Dardanelos.
Ao sul, a Europa é banhada pelo Mar Mediterrâneo.
A oeste, a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
Para ir além, ainda que no nível da introdução aos estudos de Europa (e transversalidades), recomenda-se que o estudante assista ao documentário abaixo:
A Incrível Jornada Humana, episódio 3 (EUROPA) - Documentário, 2009
Fonte: Disponível em <https://youtu.be/dpGO34I8i4U?si=DN3yyuY8l7NUmj4N>. Acesso em 17 de jun., 2025.
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